O setor imobiliário é sempre o primeiro a refletir as mudanças que atingem o mercado e a economia. Este fato deixa investidores e proprietários de imóveis sempre em estado de alerta, pois a desvalorização e possíveis prejuízos podem atingir em cheio o seu patrimônio.
Quando, porém, o proprietário se antecipa e investe no gerenciamento de propriedades, é possível reduzir danos e elevar o potencial dos seus imóveis, avaliando de forma segura e estratégica quais as melhorias e adequações para que o seu portfólio se destaque em um momento de prospecção e contratação.
O que é gerenciamento de propriedades
O gerenciamento de propriedades visa reduzir custos, mitigar riscos e agregar valor ao portfólio de imóveis. É a partir de um estudo completo de necessidades, com olhar para as tendências nacionais e internacionais, público e região, que o gerenciamento de propriedades eleva os ativos e evita a desvalorização dos pontos físicos.
Na prática, esse gerenciamento consiste em um conjunto de serviços que visam atender a esses objetivos. Dentre as atividades planejadas estão, por exemplo, a determinação do preço de aluguel adequado; a coordenação do pagamento de impostos e serviços públicos; a revisão de contratos e a gestão de inquilinos e locatários; a realização de inspeções periódicas; e a contratação de profissionais para trabalhos específicos.
As tendências de 2023 e o mercado imobiliário
O mercado imobiliário tem ciclos e 2023 parece destinado a ser outro ano de transformação. É importante que os gestores tenham uma visão a longo prazo e tragam para a discussão questões atuais. A seguir falaremos sobre as principais tendências deste ano, que, possivelmente, orientarão as decisões dos investidores e empresas.
Muito tem se falado sobre o crescente interesse em iniciativas ESG (Governança ambiental, social e corporativa), imóveis que apresentam recursos sustentáveis tendem a despontar como investimentos certeiros. Espaços que apresentam em sua infraestrutura painéis solares, sistemas de recuperação de água da chuva, iluminação LED, tecnologia inteligente para gerenciar o uso de energia e acessibilidade podem ser ainda mais valorizados.
A evolução do trabalho híbrido também fará parte das discussões. As companhias vão precisar revisar e configurar a maneira de atender às suas metas. Oferecer um ambiente de trabalho que atenda às demandas complexas dos funcionários será uma necessidade.
Outra boa tendência para 2023 é a adoção de tecnologia, sobretudo na hora de realizar a busca por espaços que atendam às expectativas dos futuros locatários. Neste tópico, estão inclusas a realização de visitas virtuais, assinatura eletrônica de documentos e o crescente uso da inteligência artificial, principalmente na análise de dados para ajudar a prever tendências e fornecer informações mais precisas sobre preços e localização.
Como último destaque, citamos o interesse de locatários em investir em imóveis comerciais de uso misto. Imóveis que combinam espaços para aluguel comercial e residencial podem ser uma boa saída para investidores para diversificar seus investimentos e aumentar os retornos.
Gerenciamento de propriedades: quais as melhorias?
Entre os principais propósitos do gerenciamento de propriedades, conforme a especialista em Direito Imobiliário Empresarial e CEO da Gestão 3E, Thalita Bischof, é a otimização de custos com manutenção, reparos e outros serviços essenciais que conferem mais qualidade da infraestrutura e aumento da performance dos players.
“Para empresas que possuem portfólio de imóveis, o gerenciamento de propriedades é uma estratégia que favorece a redução geral dos custos, permitindo a realização de melhorias estruturais que vão valorizar a propriedade, tornando-a mais atraente para potenciais compradores ou investidores. Isto, como consequência, aumenta a satisfação do cliente e reduz os riscos associados ao imóvel”, pontua.
Como a Gestão 3E pode ajudar
Uma das maiores vantagens ao contratar profissionais especializados em gerenciamento de propriedades é aumentar a eficiência do portfólio. Assim, empresas que possuem um amplo portfólio imobiliário podem contar com a Gestão 3E para realizar este serviço de forma prática, dinâmica e rentável.
Com grande expertise no mercado de imóveis, a Gestão 3E oferece uma gama de serviços que conferem eficiência operacional e financeira para o cliente, visando sempre a redução de custos e otimização dos investimentos. Vale destacar que todas as soluções da Gestão 3E são personalizadas conforme as necessidades de cada um dos nossos clientes.
“Nossa consultoria jurídica especializada oferece ao parceiro segurança jurídica e soluções céleres para a melhor gestão do seu patrimônio. Nossa equipe está preparada para encontrar as melhores condições econômicas e comerciais para que o nosso cliente possa ter acesso à uma gestão imobiliária assertiva da sua rede de lojas ou galerias”, finaliza a CEO da Gestão 3E.
A Gestão 3E é parceira do mercado imobiliário atendendo grandes corporações e redes varejistas, transformando processos burocráticos em soluções rentáveis. Para isto, conta com profissionais capacitados para aplicar metodologia de gestão já estabelecida e as melhores práticas em qualquer cenário.