Economia em contratos de locação de varejista

Economia em contratos de locação de varejista

Nos últimos anos, o setor varejista da economia brasileira não escapou dos impactos da crise. Assim, muitas empresas do segmento estão procurando, cada vez mais, diferentes maneiras de reduzir custos. Saiba como geramos 100MM de economia em contratos de locação de varejista.

Em síntese, as empresas de varejo têm muitas despesas. E, sem dúvidas, é um grande desafio reduzir custos sem sobrecarregar o consumidor. Sendo assim, algumas organizações em busca desse objetivo acabam se prejudicando, seja demitindo funcionários ou reduzindo a produtividade.

No entanto, sabemos que essa não é a maneira ideal de conduzir um negócio. Portanto, para você que quer saber como reduzir custos e enfrentar a crise sem penalizar os consumidores e a sua empresa, preparamos este artigo.

Apresentaremos um estudo de caso de como a Gestão 3E, em parceria com uma grande rede varejista, conseguiu gerar 100MM de economia em contratos de locação. Boa leitura!

Os perigos da instabilidade econômica

Em tempos de grandes incertezas, nós sabemos de uma coisa: estar em uma rede de apoio faz toda diferença. E foi com o apoio da Gestão 3E que uma grande rede de varejo conseguiu driblar a instabilidade econômica. Veja só!

Uma grande rede varejista farmacêutica estava depositando muito esforço da área de gestão imobiliária para gerir as renovações de contratos de locação. Se de um lado ela fazia este esforço, por outro lado, ela estava correndo risco de perder pontos e inflacionando os aluguéis por conta da falta de antecedência nas negociações.

Além disso, possuía alguns contratos da carteira desequilibrados em termos financeiros, causando um alto custo de ocupação.

Como gerar economia de contratos de locação?

A instabilidade econômica gera uma demanda de negociações para manter a carteira de locação em equilíbrio com os valores de mercado praticados.

Tudo isso ainda deve ser feito sem prejudicar a parceria entre locatário e seus locadores, que é extremamente importante para o sucesso e sustentabilidade do negócio

As soluções encontradas pela Gestão 3E

Nossa primeira atitude foi entender de que maneira nosso cliente estava sendo afetado. 

Em todo o tempo, estamos focados em apresentar alternativas, sempre otimizando os resultados da carteira de Real Estate. Sendo assim, nossos diferenciais nos ajudam a transformar processos burocráticos em soluções rentáveis. 

Economia em contratos de locação

Por isso, para reduzir os custos da carteira de locação dessa grande rede de varejo, abordamos os locadores, buscando uma reorganização do calendário de renovação.

Criamos um planejamento para atender de forma preventiva as necessidades das ações renovatórias e, assim, poder proporcionar ao cliente a permanência no ponto comercial, independente do ânimo do locador em renovar o contrato de locação.

Dessa forma, com essas ações conseguimos garantir na estratégia de negociações a antecedência de planejamento, assegurando as renovações dentro de um prazo seguro, e com economia de recursos. 

Sendo assim, essa economia de recursos permitiu um incremento no plano de expansão do cliente, trazendo uma contribuição importante para os resultados da rede.

Outro ponto chave para a economia de 100MM dessa grande rede de varejo foi a renegociação dos contratos de locação. Além disso, o objetivo foi adequá-los à realidade econômica do país.

Em seguida, foi possível permitir a grandes locatários um melhor retorno de suas operações no imóvel e, aos proprietários, garantir a manutenção da rentabilidade dos investimentos imobiliários ao promover a permanência no imóvel.

Confira os principais benefícios dessa alternativa:

  • Redução temporária no valor do aluguel;
  • O congelamento do reajuste para o próximo período;
  • Negociação para o próximo contrato de locação em contas mais adequadas.

Como funciona a renovação de contrato

O primeiro passo é procurar o dono do imóvel 18 meses antes de o contrato vencer. 

De maneira geral, os contratos de locação são acordados por 60 meses e, de acordo com a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), se o locatário se encontra há cinco anos naquele ponto exercendo a mesma atividade há pelo menos três, ele tem direito a permanecer no imóvel por mais cinco anos.

A lei entende que o estabelecimento, dentro desses três anos, formou uma clientela e não pode perdê-la simplesmente porque o contrato terminou. 

Como funciona a negociação de novos contratos

As negociações também estão previstas na Lei do Inquilinato, que determina que é lícito às partes fixar, de comum acordo, novo valor para aluguel, bem como inserir ou modificar cláusula de reajuste.

Em casos como estabelecimentos em shoppings, por exemplo, é necessário que o locatário vá até o local em dias e horários variados para verificar o fluxo de clientes e de pessoas naquele determinado corredor, para saber qual é o real movimento.

Também é possível analisar a concorrência, e, com tais dados em mãos, ele poderá buscar tanto a redução do valor, quanto benefícios extras, como, por exemplo: abatimento do IPTU, do condomínio, da taxa de publicidade, uma vaga extra de garagem ou uma realocação da loja/quiosque para um ponto melhor. 

A parceria da Gestão 3E com grandes corporações e redes varejistas

Gestão 3E é uma grande parceira do mercado imobiliário corporativo, sempre com foco em rentabilidade.

Nós administramos empreendimentos potencializando os resultados com efetividade na cobrança dos aluguéis, soluções de demandas dos lojistas, formalização de contratos e prospecção de novos ocupantes. Tudo isso com baixa taxa de vacância e pequeno índice de inadimplência.

Também realizamos o levantamento e validação das informações, contratuais, financeiras e cadastrais, para que seja possível ter visibilidade completa sobre a sua rede, no banco de dados que utilizar, seja Excel ou sistemas como SAP, por exemplo. 

Identificamos a possível oportunidade de saneamento em: pagamentos de taxas condominiais e IPTU permitindo ao ocupante arrecadação em duas frentes, ou seja, recuperação de despesas passadas e economias em despesas futuras.

Realizamos avaliações imobiliárias com formato de pareceres personalizados atendendo as necessidades do contratante. Emitimos Laudos Técnicos de Avaliação de acordo com normas da ABNT e principais normas internacionais de avaliação de imóveis. 

Por fim, proporcionamos segurança jurídica e soluções atualizadas, e ágeis para os processos de Due Diligence, muitas vezes burocratizados e morosos. 

Gestão eficiente

Em 2021, mesmo com a crise, nossos números foram impressionantes: 7.000 contratos gerenciados, 49%  de taxa de conversão, 30% de redução de custos por carteira em média e proporcionando 280MM de economia para o nosso portfólio de clientes.

Aliás, nosso portfólio inclui varejistas no geral, varejistas do setor farmacêutico, redes de fast food e muitos outros.

Quer saber mais detalhes sobre nós e nossos cases de sucesso? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas com a nossa equipe de consultores.